Sem categoria

Usando KDE Neon

Tenho notebook Dell Inspiron 15R (5537) que comprei em 2014 e resolvi dá um upgrade nele colocando um SSD de 120G. É uma máquina de configuração boa, mas sempre achei ela lenta para o que o hardware dizia fazer (um I7 com 16 de RAM).

Comprei um SSD Plus SanDisk de 120G por 250,00, isso numa loja em Campinas.

Aproveitando que troquei o disco do computador, resolvi trocar a distribuição Linux de Kubuntu para KDE Neon. Vi um vídeo interessante do DioLinux e resolvi testar essa distro. Sempre usei o KDE, desde que comecei usar Linux com Conectiva. Até tentei usar outras interfaces, mas não gostei delas. Quando usava Debian era sempre uma versão muito antiga do KDE e mesmo usando Fedora ou OpenSuse não era algo tão recente assim. Kubuntu também não é a versão mais recente. Por isso resolvi usar uma distribuição feita pelo próprio KDE e baseado em Ubuntu 16.04 (que era a base que eu já utilizava no Kubuntu).

A instalação foi bem rápida, assim como o arranque pós-instalação. Quando comecei a copiar arquivos do disco externo para o novo disco rolou uma frustração, pois não foi tão rápido como eu pensei. Mesmo assim finalizei as primeiras cópias que precisava. Hoje o computador não estava com toda a performance que pensei que teria, mas aí lembrei do sistema de indexação do KDE que consome muito o processamento da máquina. Então fui em Aplicativos > Configurações > Configurações do Sistema > Pesquisa > Pesquisa de Arquivos  e desmarquei “Ativar a Pesquisa de Arquivos” e isso melhorou consideravelmente o funcionamento do sistema como um todo. Para ter uma ideia, havia momento que o sistema congelava quando estava copiando arquivos.

Troquei o tema para Breeze Dark e gostei bastante da folga na vista. Como gosto de usar o Mozilla Firefox no uso diária, seja navegação ou desenvolvimento, percebi que a alteração do tema para dark no sistema afetou as cores das fontes e então resolvi deixar ele com tema escuro também. Fiz isso indo em Extensões > Temas > e cliquei em Habilitar na opção escuro. Isso não resolveu o problema no Youtube, mas gostei da apareça. Para resolver o problema no Youtube eu fui em Preferências do site e ativei o Tema Escuro (isso funciona mesmo deslogado) e tive que reiniciar o Firefox para efetivar as alterações. Agora sim 🙂

Usei o Discover para instalar novos programas e não gostei muito, achei meio confuso saber o que ele estava realmente fazendo. Então fiz algumas instalações por ele e outras pelo terminal mesmo.

No Kubuntu comecei a usar o KDE Connect, que é uma solução bacana para integrar o smartphone com o computador (quando ambos estão na mesma rede). Funcionava muito bem no Kubuntu, mas no KDE Neon simplesmente não funcionou 🙁

Vou seguir testando o KDE Neon e ir postando as experiência com ele por aqui.

 

Padrão

4 comentários em “Usando KDE Neon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *