Tecnologia da Informação e Comunicação

KDE Neon #3 + Atom

Mas alguns dias usando KDE Neon e gostei bastante a estabilidade dele. Há muitos anos eu uso o Kate para desenvolver site, mas no meu ambiente de trabalho anterior (Ubuntu 16.04 + KDE) vire e mexe ela fechava e depois não conseguia trabalhar com estabilidade com ele e é péssimo você perder aquilo que você escreveu de código e/ou snippets e links/anotações de testes num documento ainda não salvo.

Nessa onda de conhecer outras aplicações eu troquei o Kate pelo Atom. Atom é um opensource e multiplaforma desenvolvido com Electron. Gostei bastante da coloração de sintaxe dele e também da solução de autocompletar. A opção de autosalvamento é muito legal, inclusive de arquivo ainda na área de temporária do aplicativo, você pode fechar todo o programa e quando abrir estará tudo lá, na mesma estrutura de abas abertas com conteúdos salvos ou não.

Tive que fazer mais um ajuste no meu KDE Plasma, dessa vez percebi que não estava rolando de suspender o sistema quando a tampa no notebook estava fechada e então tive que entrar em K > Aplicativos > Configurações > Configurações do Sistema > e cliquei em Economia de Energia, em Usado frequentemente e por fim marque “Tratamento de eventos de botões” e em “Ao fechar a tampa do laptop” deixei Suspender.

Ainda sobre a estabilidade do KDE Neon achei mais interessante o fato dele rodar usando o snap e não a instalação convencional de pacotes. Ainda não tenho usado aplicativos rodando por snap e usar como plataforma principal do meu ambiente de trabalho tem sido uma experiência e tanto.

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *