Globo.com e opensource

Quando fui instalar algum programa no Fedora e vi que um repositório oficial no Brasil era na Globo.com, confesso, achei estranho. Basta entrar em http://mirror.globo.com para vê. Mirror oficial de pacotes e isos de Fedora, CentOS e Ubuntu. Já era um sinal que não só sabia da existência de free e open source como utilizava.

Uns dias atrás publiquei um artigo com algumas documentações e palestras da Globo.com utilizando open source em sua infraestrutura de streaming da Fifa 2014. Aí já era outro passo, não só usava como provavam em encontros oficial de comunidades, no caso da Nginx, sua utilização e caso de sucesso.

No próprio post citado dou o exemplo de solução desenvolvida pela Globo.com onde ela abre o código de uma das soluções, no caso, o Clapper, um tocador html5 para vídeos.

Não o bastante achei o site https://opensource.globo.com/ onde tem o endereço de cerca de 200 projetos opensource onde mais de 90 desenvolvedores commitam seus códigos.

Há duas semanas atrás conheci o Let’s Encrypt que tem como objetivo ser uma certificadora SSL para a maior quantidade possível de sites e assim possibilitar uma internet mais segura. Descobri assim, no mesmo período que saiu a versão beta da solução, super moderna em relação há várias soluções comerciais e já presente em boa parte dos navegadores. E não é que o site de projetos opensource usa essa certificadora?!! Como a comunidade de desenvolvedores envolvidos nos projetos da Globo.com a mantêm atualizadas em projetos globais de opensource e governança da internet.

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.